Tradicionalmente representada pelas cores verde e vermelho, a decoração natalina é um dos ícones de toda a simbologia que envolve o mês de dezembro. Da árvore aos artigos utilizados na arrumação da casa, a dobradinha começa a dividir espaço com novas combinações, dando ao ambiente ares de vanguarda e ainda atribuindo novas energias ao lar.
Quem não tem medo de inovar, deve usar o branco juntamente com o azul, com o prateado ou com um leve toque de rosa. Porém, é preciso ter cautela para não cair no pecado do exagero e sobrecarregar a decoração. Mesmo combinando com praticamente tudo, o branco exige atenção na hora de ser usado. Para fazer a composição correta, primeiramente, é necessário analisar e verificar quais são as tonalidades predominantes no ambiente.
Também é importante lembrar que a árvore que será utilizada na decoração de Natal também influência na escolha das cores. Pinheiros brancos devem adotar somente o azul, já os verdes podem ser enfeitados com branco e alguma tonalidade clara de azul.
Significados
Cercadas de significados, as cores quando associadas podem agregar energias positivas ao lar, além de transmitir novos sentimentos a quem está nele. O branco representa a paz e o azul leva tranquilidade e harmonia.
A cor prata atribui valores relacionados ao brilho, solidez e sucesso, só tome cuidado para não exagerar, pois em excesso dá a sensação de frieza. Já o dourado remete à vibração altamente positiva, luz e prosperidade, enquanto o rosa está ligado ao companheirismo e à delicadeza.