A mistura entre florais, listras, poás, bichinhos e vários outros motivos tem sido muito usada na decoração, através do mix de várias almofadas com estampas diferentes. A ideia simples e linda de se ver, dêem uma olhada nas imagens que separamos, lembrando que todas elas foram tiradas aqui na Calenzani.
terça-feira, 30 de abril de 2013
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Madeira :: Como cuidar
A madeira tem uma vida muito nobre e de longo prazo, mas requer alguns cuidados. A umidade, poeira, luz e excesso (ou falta dela) são os piores inimigos de qualquer peça de mobiliário.
Nada como móveis de madeira para adicionar um toque de elegância a casa. Seja uma mesa de madeira natural, uma mesa simples, um roupeiro elegante, uma mesa de jantar ou uma mesa de café moderna, móveis de madeira é um clássico em todas as casas do mundo.
Então, se você quiser manter sua mobília de madeira como nova por anos e anos leve em consideração estas dicas simples. Um dos pontos fortes de móveis de madeira é que um simples toque pode restaurar sua aparência original.
Mesa de madeira da Calenzani |
+ Limpeza
- Use um sabão neutro diluído em água. Para madeira não-envernizada ou outros tipos de acabamento diferentes de poliuretano, use apenas a espuma do sabão em esponja ou pano quase seco.
- Para retirar o pó, use uma flanela seca ou pano branco e macio, levemente umedecidos com água. Secar em seguida.
- Nunca utilize produtos abrasivos, como saponáceos, esponja de aço e outros.
+ Sol e Umidade
Não molhe nem exponha o móvel a umidade ou a luz solar direta.
O Sol deixa a madeira manchada e faz com que as lâminas se descolem.
Em caso de contato excessivo com a água, a madeira pode se expandir, desalinhando o encontro de peças com fibras de sentido oposto, causando dificuldades de articulação.
Deixar o móvel encostado na parede pode fazer com que ele pegue a umidade da parede, o ideal é deixar o móvel a uns 7cm da parede.
+ Como tirar riscos da madeira
- Os riscos na madeira podem ser eliminados usando uma lixa úmida ou seca, em seguida utilize um macio com cera para polir, para recuperar o brilho inicial.
- Para riscos profundos utilize verniz transparente. Aplique o verniz até preencher toda a areá danificada. Caso exista uma grande quantidade de riscos será necessário tratar toda a superfície.
- Para os arranhões mais perceptíveis utilize cera de sapato, em uma cor próxima ao do móvel.
+ Como encerar um móvel para proteger e dar brilho
- Para retirar as camadas antigas de cera, use palha de aço (número zero ou número 1), juntamente com aguarrás. Raspe no sentido dos veios da madeira, mudando com alguma frequência o esfregão e limpando os resíduos de cera com um pano.
- Quando a madeira do móvel estiver visível, tire a gordura e limpe a superfície com um pano embebido em amônia ou amoníaco. Poderá cobrir pequenos buracos ou fissuras com massa de enchimento ou betume, da mesma cor do móvel.
- Para aplicar a cera, use palha de aço fina fazendo movimentos circulares e fazendo pouca pressão sobre o móvel. Continue a encerar até que seja visível uma película de cera. Por fim deixe secar e puxe o brilho do móvel com a ajuda de um pano macio.
- Nos móveis de madeira escura usa-se óleo de peroba, que ajudará a hidratar a madeira.
- Em madeira clara o óleo de peroba pode causar manchas, utilize uma cera incolor pastosa com silicone. Antes de aplicar faça um teste em algum lugar que não seja visível, para certificar de que a cera não manchará o móvel.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
MDF :: Como cuidar
O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma chapa de fibra de média densidade, na qual, por um processo de alta temperatura e emprego de pressão, fibras de madeira são aglutinadas por resinas sintéticas.
Para a obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos que, em seguida, são triturados por equipamentos denominados desfibradores. Basicamente, utiliza-se o pinus reflorestado e selecionado para confecção de tais painéis.
Móveis em MDF podem durar muito se o proprietário se preocupar em ter certos cuidados. Esses móveis são vulneráveis à umidade e podem durar menos caso não sejam colocados em ambientes adequados.
Nossas dicas são:
+ Não coloque peso excessivo sobre os móveis, pois poderá ocasionar desregulamento ou deslocamento das mesmas.
+ Os raios solares não devem incidir diretamente sobre os móveis, pois podem alterar as suas características e a cor original, devendo ser evitados, inclusive, através de vidros escurecidos, películas e cortinas. Ao manusear objetos para a limpeza, levante e não arraste, pois pode causar riscos no revestimento dos móveis.
+ Não se apoie sobre as gavetas para alcançar as partes superiores. Deve-se ter atenção com as crianças, que, geralmente, utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem nos balcões.
+ Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis, pois, ao longo do tempo, a umidade poderá causar danos permanentes.
+ Não corte alimentos diretamente sobre os balcões, pois os instrumentos de corte poderão danificar o acabamento dos produtos. Sempre utilize apoios para proteção.
+ Não apoie panelas, fôrmas, assadeiras e demais utensílios aquecidos sobre os tampos. Isto pode causar danos aos mesmos. Sempre utilize apoios ou aparos para colocar objetos quentes sobre os tampos.
+ Não utilize estiletes e outros objetos com lâminas ou pontiagudos para fazer cortes sobre os tampos. O revestimento pode ser riscado e danificado permanentemente.
+ Evite o contato de tinta (canetas em geral) nos revestimentos dos armários e tampos, pois podem causar manchas. Utilize portas-caneta e anteparos para guardar estes materiais.
+ Sempre mantenha os móveis livres de umidade. Utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e pias com o revestimento das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente, a fim de evitar vazamentos.
+ Atenção ao escolher os produtos de limpeza, sempre verifique a sua composição química, a fim de identificar sua compatibilidade com os materiais dos móveis e acessórios.
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Laca :: Como cuidar
A laca é uma resina obtida de plantas originárias do Extremo Oriente. Colhido através de incisão na casca dessas árvores, o látex é purificado e preservado contra a ação do ar e da luz, pois quando seco torna-se um material não poroso e indissolúvel. A laca adere a vários tipos de materiais, como bambu, madeira, metal, couro e fibras naturais, agindo como um impermeabilizador.
A arte da laqueação já era praticada na China, por volta do século VI a. C. Por suas qualidades e acabamento muito liso e agradável ao toque, tornou-se muito apreciada na Europa no século XVIII e continua a ser produzida tanto em países do Oriente como em alguns países ocidentais.
Sinônimo de requinte, a laca de diferentes cores é bastante utilizada no acabamento de armários, mesas, cômodas, homes e buffets, inclusive por nós em nossos móveis. Mas no momento da limpeza, a laca necessita de vários cuidados para garantir a preservação e durabilidade do material.
Além de cuidados básicos como evitar a batida de objetos, não forçar as dobradiças e não arrastar na hora de uma mudança, para a conservação de um armário deve-se levar em consideração também a forma como o limpamos.
+ NÃO é permitido usar nenhum produto abrasivo ou que contenha qualquer tipo de solvente. O ideal é usar um pano úmido e depois polir a superfície com uma flanela bem seca;
+ Quando o móvel apresenta sujeira pesada, muitas vezes por ter passado meses sem manutenção, o grande desafio é não usar buchas ou produtos ásperos na limpeza. É permitido o uso do detergente neutro ou sabão de coco para retirar alguma sujeira, mas é aconselhável utilizar uma flanela limpa e seca na sequência, para retirar qualquer tipo de resíduo;
+ É importante ficar atento ao local que o móvel ocupa, pois as paredes podem apresentar infiltrações, e o piso, irregularidades imperceptíveis, porém suficientes para danificar o mobiliário.
+ Deve-se respeitar o limite de peso das corredeiras, que geralmente é de até 20 quilos;
+ O pano úmido também pode ser usado para eliminar cheiro de mofo. A única restrição de uso desse recurso é em gavetas com fundos aveludados, ou em aparatos de metal, como puxadores e cabides fixos. Em peças de alumínio e aço inox não há risco de oxidação, bastando assim, um pano seco para deixar esses itens limpos;
+ Em armários modulados, por serem blocos desconexos e com diversos tamanhos, é importante evitar bater as portas corridas e deixar que o fechamento das corrediças com sistema de amortecimento seja automático, além de não forçar para o lado as hastes do cabideiro extensível.
Tratando seu móvel com cuidado ele poderá te acompanhar pelo resto da vida :-)
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Calenzani na Mídia
As cadeiras da linha Tajá, do renomado designer Sergio Rodrigues, um dos mais badalados do Brasil, estão na nossa vitrine e na revista Casa & Jardim desse mês. Olhem só que bacana.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Horta em casa
Olhem só que incrível essa ideia pra cultivar ervas, vegetais e afins! A horta na cozinha, além de super útil, dá um charme à decoração.
Que tal investir na ideia?
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Para quem gosta de viajar!
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Para se inspirar... Polka dots
As polka dots, ou bolinhas, voltaram com tudo na decoração. Dessa vez, têm ar moderninho, em diversas cores e tamanhos, e vão desde papeis de parede com ar retrô à roupas de cama. Inspire-se!
Assinar:
Postagens (Atom)