Cada vez mais as varandas têm ganhado espaço nos projetos de arquitetos e decoradores. Seja em apartamentos, seja em casas, esses espaços passaram a fazer parte da área social.
Em caso de apartamentos, ou até em casas, a varanda é facilmente isolada do ambiente externo e ligada ao restante da casa com a ajuda de vidros incolores, que correm por todo o comprimento da sala sem nenhuma estrutura aparente. Inclusive, na hora de fazer o acabamento da varanda, dois fatores principais devem ser levados em conta: a integração com a área interna e a exposição ao ar que vem de fora. É que não se deve utilizar os mesmos materiais da sala se eles não oferecerem resistência a agentes naturais como chuva, sol, poluição, vento, calor e umidade. Por isso que materiais pouco porosos como emborrachados, porcelanato natural, fibras, alumínio e couros sintéticos ganham espaço.
Há outros casos, onde a varanda possui ambientes cobertos e descobertos. Nos casos em que não há isolamento com vidro, o cuidado com a escolha dos materiais deve ser ainda maior. A madeira é muito usada, porque mantém o local sempre fresco, assim como porcelanato.
A fumaça e o cheiro gerados nas churrasqueiras, presentes na maioria das varandas, também pedem materiais resistentes e de fácil limpeza. O granito, por exemplo, está presente em grande parte das pias de espaços gourmet.
Outro fator que deve ser levado em conta, é a iluminação. Pontos focais podem ser embutidos em gesso ou instalados em diferentes locais para valorizar painéis, bancadas, prateleiras e nichos e destacar objetos e plantas, que também podem ser iluminadas por espetos de luz posicionados nos próprios vasos.
Todas as fotos foram feitas em nossa loja Calenzani |
Essa iluminação pontual cria uma atmosfera mais aconchegante, que é muito importante para o bem-estar e o conforto durante as horas de pouca luz natural. O ideal é criar diferentes possibilidades para um mesmo espaço. Luzes diretas e indiretas combinam com eventos noturnos e arandelas e velas com momentos relaxantes.
Que tal dar uma cara nova à sua?
Nenhum comentário:
Postar um comentário