quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Aproveite mais o seu jardim (ou a sua varanda)

Cada vez mais as varandas têm ganhado espaço nos projetos de arquitetos e decoradores. Seja em apartamentos, seja em casas, esses espaços passaram a fazer parte da área social.



 Em caso de apartamentos, ou até em casas, a varanda é facilmente isolada do ambiente externo e ligada ao restante da casa com a ajuda de vidros incolores, que correm por todo o comprimento da sala sem nenhuma estrutura aparente. Inclusive, na hora de fazer o acabamento da varanda, dois fatores principais devem ser levados em conta: a integração com a área interna e a exposição ao ar que vem de fora.  É que não se deve utilizar os mesmos materiais da sala se eles não oferecerem resistência a agentes naturais como chuva, sol, poluição, vento, calor e umidade. Por isso que materiais pouco porosos como emborrachados, porcelanato natural, fibras, alumínio e couros sintéticos ganham espaço. 


Há outros casos, onde a varanda possui ambientes cobertos e descobertos. Nos casos em que não há isolamento com vidro, o cuidado com a escolha dos materiais deve ser ainda maior. A madeira é muito usada, porque mantém o local sempre fresco, assim como porcelanato.


A fumaça e o cheiro gerados nas churrasqueiras, presentes na maioria das varandas, também pedem materiais resistentes e de fácil limpeza. O granito, por exemplo, está presente em grande parte das pias de espaços gourmet. 

Outro fator que deve ser levado em conta, é a iluminação. Pontos focais podem ser embutidos em gesso ou instalados em diferentes locais para valorizar painéis, bancadas, prateleiras e nichos e destacar objetos e plantas, que também podem ser iluminadas por espetos de luz posicionados nos próprios vasos.
Todas as fotos foram feitas em nossa loja Calenzani
Essa iluminação pontual cria uma atmosfera mais aconchegante, que é muito importante para o bem-estar e o conforto durante as horas de pouca luz natural. O ideal é criar diferentes possibilidades para um mesmo espaço. Luzes diretas e indiretas combinam com eventos noturnos e arandelas e velas com momentos relaxantes. 
Que tal dar uma cara nova à sua?



Nenhum comentário:

Postar um comentário