quarta-feira, 17 de abril de 2013

Laca :: Como cuidar


A laca é uma resina obtida de plantas originárias do Extremo Oriente. Colhido através de incisão na casca dessas árvores, o látex é purificado e preservado contra a ação do ar e da luz, pois quando seco torna-se um material não poroso e indissolúvel. A laca adere a vários tipos de materiais, como bambu, madeira, metal, couro e fibras naturais, agindo como um impermeabilizador. 

A arte da laqueação já era praticada na China, por volta do século VI a. C. Por suas qualidades e acabamento muito liso e agradável ao toque, tornou-se muito apreciada na Europa no século XVIII e continua a ser produzida tanto em países do Oriente como em alguns países ocidentais.

Sinônimo de requinte, a laca de diferentes cores é bastante utilizada no acabamento de armários, mesas, cômodas, homes e buffets, inclusive por nós em nossos móveis. Mas no momento da limpeza, a laca necessita de vários cuidados para garantir a preservação e durabilidade do material.

Além de cuidados básicos como evitar a batida de objetos, não forçar as dobradiças e não arrastar na hora de uma mudança, para a conservação de um armário deve-se levar em consideração também a forma como o limpamos.


+ NÃO é permitido usar nenhum produto abrasivo ou que contenha qualquer tipo de solvente. O ideal é usar um pano úmido e depois polir a superfície com uma flanela bem seca;

+ Quando o móvel apresenta sujeira pesada, muitas vezes por ter passado meses sem manutenção, o grande desafio é não usar buchas ou produtos ásperos na limpeza.  É permitido o uso do detergente neutro ou sabão de coco para retirar alguma sujeira, mas é aconselhável utilizar uma flanela limpa e seca na sequência, para retirar qualquer tipo de resíduo;

É importante ficar atento ao local que o móvel ocupa, pois as paredes podem apresentar infiltrações, e o piso, irregularidades imperceptíveis, porém suficientes para danificar o mobiliário. 

Deve-se respeitar o limite de peso das corredeiras, que geralmente é de até 20 quilos;

+ O pano úmido também pode ser usado para eliminar cheiro de mofo. A única restrição de uso desse recurso é em gavetas com fundos aveludados, ou em aparatos de metal, como puxadores e cabides fixos. Em peças de alumínio e aço inox não há risco de oxidação, bastando assim, um pano seco para deixar esses itens limpos;

+ Em armários modulados, por serem blocos desconexos e com diversos tamanhos, é importante evitar bater as portas corridas e deixar que o fechamento das corrediças com sistema de amortecimento seja automático, além de não forçar para o lado as hastes do cabideiro extensível.

Tratando seu móvel com cuidado ele poderá te acompanhar pelo resto da vida :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário