segunda-feira, 29 de abril de 2013

Madeira :: Como cuidar


A madeira tem uma vida muito nobre e de longo prazo, mas requer alguns cuidados. A umidade, poeira, luz e excesso (ou falta dela) são os piores inimigos de qualquer peça de mobiliário.

Nada como móveis de madeira para adicionar um toque de elegância a casa. Seja uma mesa de madeira natural, uma mesa simples, um roupeiro elegante, uma mesa de jantar ou uma mesa de café moderna, móveis de madeira é um clássico em todas as casas do mundo.

Então, se você quiser manter sua mobília de madeira como nova por anos e anos leve em consideração estas dicas simples. Um dos pontos fortes de móveis de madeira é que um simples toque pode restaurar sua aparência original.

Mesa de madeira da Calenzani
+ Limpeza
- Use um sabão neutro diluído em água. Para madeira não-envernizada ou outros tipos de acabamento diferentes de poliuretano, use apenas a espuma do sabão em esponja ou pano quase seco.

- Para retirar o pó, use uma flanela seca ou pano branco e macio, levemente umedecidos com água. Secar em seguida.


- Nunca utilize produtos abrasivos, como saponáceos, esponja de aço e outros.


+ Sol e Umidade

Não molhe nem exponha o móvel a umidade ou a luz solar direta.
O Sol deixa a madeira manchada e faz com que as lâminas se descolem.

Em caso de contato excessivo com a água, a madeira pode se expandir, desalinhando o encontro de peças com fibras de sentido oposto, causando dificuldades de articulação.
Deixar o móvel encostado na parede pode fazer com que ele pegue a umidade da parede, o ideal é deixar o móvel a uns 7cm da parede.

Como tirar riscos da madeira
- Os riscos na madeira podem ser eliminados usando uma lixa úmida ou seca, em seguida utilize um macio com  cera para polir, para recuperar o brilho inicial.

- Para riscos profundos utilize verniz transparente. Aplique o verniz até preencher toda a areá danificada.  Caso exista uma grande quantidade de riscos será necessário tratar toda a superfície.

- Para os arranhões mais perceptíveis utilize cera de sapato, em uma cor próxima ao do móvel.

Como encerar um móvel para  proteger e dar brilho
- Para retirar as camadas antigas de cera, use palha de aço (número zero ou número 1), juntamente com aguarrás.  Raspe no sentido dos veios da madeira, mudando com alguma frequência o esfregão e limpando os resíduos de cera com um pano.

- Quando a madeira do móvel estiver visível, tire a gordura e limpe a superfície com um pano embebido em amônia ou amoníaco. Poderá cobrir pequenos buracos ou fissuras com massa de enchimento ou  betume, da mesma cor do móvel.

- Para aplicar a cera, use palha de aço fina fazendo movimentos circulares e fazendo pouca pressão sobre o móvel. Continue a encerar até que seja visível uma película de cera. Por fim deixe secar e puxe o brilho do móvel com a ajuda de um pano macio.

- Nos móveis de madeira escura usa-se óleo de peroba, que ajudará a hidratar a madeira.

- Em madeira clara o óleo de peroba pode causar manchas, utilize uma cera incolor pastosa com silicone. Antes de aplicar faça um teste em algum lugar que não seja visível, para certificar de que a cera não manchará o móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário